Rastreabilidade

Sobre a Rastreabilidade

Com uma trajetória de mais de 34 anos no mercado bovino nacional e internacional, a Plena Alimentos é absolutamente comprometida com o controle de regularidade fundiária e ambiental de seus fornecedores de gado bovino e, por essa razão, adotamos medidas para garantir a qualidade e conformidade de todos os animais adquiridos.

Estamos presentes em três estados brasileiros, Minas Gerais, Goiás e Tocantins e, trabalhamos incansavelmente para oferecer produtos de qualidade, tendo o compromisso de não adquirir gado bovino proveniente de áreas de invasões de terras indígenas, áreas embargadas pelo Ibama, corredores ecológicos e de preservação ambiental, áreas de desmatamento de florestas nativas e ilegais, além de pecuaristas inseridos na “lista suja” do trabalho análogo ao escravo.

Realizamos o cadastro de todos os fornecedores de bovinos para abate a partir do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR). Monitoramos todos os fornecedores de bovinos e só comercializamos animais com as fazendas que apresentam 100% de conformidade com nossa política de sustentabilidade na originação de matéria prima. Somos assessorados por uma consultoria especializada em cadastro, análise e monitoramento de todas as compras de bovinos realizadas. Possuímos um compromisso firmado com o Ministério Público Federal do estado do Tocantins (MPF/TO) com o objetivo de garantir a regularidade e rastreabilidade de fornecedores e animais.

Em todas as nossas operações nos comprometemos a adquirir matéria-prima de fornecedores que atendam legislação ambiental brasileira, além de assumirmos o compromisso de monitorar e resguardar a correta execução de todas as normativas listadas no Protocolo de Monitoramento da Amazônia em todas as comercializações do Brasil.

A unidade da Plena Alimentos em Paraíso do Tocantins atingiu 100% de conformidade socioambiental na auditoria do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da Carne Legal, firmada com o Ministério Público Federal (MPF). A auditoria independente avaliou as compras de gado realizadas em 2022, confirmando a regularidade da cadeia de fornecimento e o cumprimento dos critérios socioambientais exigidos. Esse resultado é fruto de um rigoroso processo de análise socioambiental conduzido pela empresa junto aos fornecedores diretos, com base nos critérios estabelecidos no Protocolo de Monitoramento de Fornecedores da Amazônia e atendendo integralmente às exigências do TAC.

Além do controle sobre fornecedores diretos, a Plena Alimentos também está desenvolvendo estratégias para rastrear os fornecedores indiretos, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade, a transparência e o cumprimento das exigências legais e de mercado. 

Estamos em processo de busca contínua das melhores tecnologias disponíveis no mercado para implementação de monitoramento e a rastreabilidade de fornecedores indiretos de bovinos. Esperamos que com a conclusão deste projeto, tenhamos todos os fornecedores diretos e indiretos (nível 1) localizados no bioma da Amazônia, monitorados até o final do ano de 2025. Todas essas ações nos qualificam a possuir habilitação de exportação para mais de 50 países, dentre eles o mercado chinês, atendendo todos seus protocolos.

Seguimos adequando nossos processos conforme as exigências legais, dos mercados e dos nossos clientes, reafirmando o compromisso de uma empresa com foco na sustentabilidade desde o confinamento, produção e transporte, para que não haja qualquer impacto ao meio ambiente e desrespeito ao bem-estar animal, proporcionando um desenvolvimento sustentável em todo os nossos negócios.

 

Produtor

INDÚSTRIA

Distribuidor /
MERCADO VAREJISTA

Consumidor

LEGENDA: ¹ Fornecedores diretos que possuem monitoramento e rastreamento de fornecedores indiretos e que ambos estão aderentes ao SARB26.

Rolar para cima
×