Quem Somos

Alimentar com felicidade pessoas ao redor do mundo

Honestidade, transparência, logística exemplar, segurança e saúde dos nossos colaboradores, consciência ambiental e dedicação incessante por qualidade. Esses são apenas alguns dos princípios que fazem a Plena uma indústria que se consolida no segmento frigorífico há mais de 32 anos e que está entre as maiores de Minas Gerais e do Brasil.

Empresa do Grupo CDM, fornece carnes e derivados de alto padrão para todo o Brasil e em mais de 50 países, com destaque para os mercados da Ásia, Oriente Médio e Norte da África.

A Plena valoriza a simplicidade e a proximidade como princípios no relacionamento com todos os seus públicos, como consumidor final, varejo, mercado institucional, food service e distribuidores atacadistas. 

Investe continuamente em projetos de pesquisa e tecnologia para atender seus clientes de forma diferenciada. Possui um parque industrial completo e moderno, processo logístico com uma grande frota de veículos próprios para o transporte mais eficiente, além de uma equipe de profissionais altamente qualificados.

No mercado nacional a empresa comercializa as marcas Plena, Raro Cortes Especiais, TudBom e Sol e, oferece um portfólio diversificado, com cortes bovinos tradicionais de produção própria e produtos industrializados, como hambúrgueres, almôndegas e carne moída, e as linhas de pescados e vegetais.

Nossas Marcas

Grupo CDM

Fundado em 1989 com a finalidade de integrar empresas que atuam na cadeia produtiva de bovinos, o Grupo CDM é formado pelas empresas Plena Alimentos, Agropecuária Grande Lago, Transquali Transportadora e Petsko Snacks Naturais.

Plena Alimentos:

Fornece carnes e derivados de alto padrão. Uma das maiores empresas do segmento de proteína bovina do Brasil.

Agropecuária Grande Lago:

Maior confinamento da América Latina, com capacidade estática para 75.000 animais e possibilidade de abate de 180.000 animais por ano.

Transquali Transportadora:

Realiza operações de logística nacional e internacional. Predominantemente dedicada à Plena Alimentos.

Petsko Snacks Naturais:

Especializada na produção e comercialização de snacks naturais que auxiliam na alimentação saudável e bem-estar dos pets.

Nosso propósito

Com o propósito de “Alimentar com Felicidade Pessoas ao Redor do Mundo”, a Plena é referência no segmento frigorífico nacional.

A empresa investe continuamente em inovação, gestão, tecnologia e melhorias de processos, para atender com excelência consumidores e clientes nos mais diversos segmentos do mercado nacional e internacional.

Nosso jeito de ser

Somos apaixonados por desafios e estamos em constante evolução com um único objetivo: alimentar com felicidade pessoas ao redor do mundo, levando excelência e qualidade através dos nossos produtos a todo Brasil e em mais de 50 países.

Acreditamos que uma cultura eficiente, baseada em valores compartilhados, transforma o ambiente de trabalho, criando uma forte sintonia entre pessoas e processos. Somos pautados por 5 valores que fazem parte do nosso dia a dia e da nossa essência.

Paixão; Família; Simplicidade; Confiança e Dinamismo.

Queremos continuar oferecendo a melhor experiência para os nossos colaboradores, clientes, fornecedores, amigos e parceiros, valorizando sempre o nosso Jeito de Ser.

Linha do Tempo

1990: Abertura de varejo

Início de uma história de sucesso quando, em Belo Horizonte, foi inaugurado um pequeno açougue. O sucesso foi tão grande que pouco tempo depois, com a ampliação da primeira loja e aquisição de mais duas, se tornou a maior casa de carnes da capital mineira que foi pioneira do ramo em vender peça inteira de carne.

1995: Aquisição do abate de Pará de Minas (MG)

Aquisição da primeira planta de abate em Pará de Minas (MG) e início das vendas por atacado.

1997: Construção da desossa de Contagem (MG)

Com o sucesso das vendas houve a necessidade do aumento de produtividade e, então, uma segunda planta foi incorporada à Companhia.

2008: Aquisição abate Paraíso do Tocantins (TO)

A consolidação da Plena no mercado bovino nacional e o aumento contínuo da demanda, levou a Companhia a investir na aquisição de uma nova planta de abate em Tocantins.

2011: Início das exportações

Neste ano entramos em uma nova fase da nossa trajetória e iniciamos as exportações de carne bovina in natura, tendo o primeiro carregamento para Hong Kong. Um marco importante para a história da indústria.

2012: Aquisição abate Porangatu (GO)

O crescimento seguiu acelerado e foi intensificado com a aquisição de mais uma planta de abate, desta vez no estado de Goiás.

2014: Construção industrializados Contagem (MG)

Mantivemos nossa trajetória de crescimento com a modernização e expansão da planta de Contagem, assim iniciamos a produção de novas linhas de produtos como hamburgueres e almondegas.

2017: Aquisição confinamento Jussara (GO)

Visando garantir a excelência de ponta a ponta, em toda cadeia produtiva, adquirimos a Agropecuária Grande Lago – o maior e uma das maiores operações de confinamento de gado da América Latina, com capacidade de abater 180 mil bois por ano.

2017: Certificação Halal

A Plena foi habilitada para produzir cortes bovinos com a certificação Halal que atesta que a empresa, processo e produtos, seguem os requisitos legais e critérios determinados pela jurisprudência islâmica (Sharia).

2018: Construção desossa Paraíso do Tocantins (TO)

Este ano foi marcado pela intensificação de crescimento e, para lidar com a crescente demanda do mercado, a planta de Tocantins, que antes era apenas de abate, foi ampliada e passou a realizar o processo de desossa.

2019: Homologação exportação China

Fomos certificados para exportar para a China e passamos a focar em conquistar parceiros internacionais.

2020: Homologação exportação Singapura

Mais um marco importante da Companhia, sendo reconhecida mundialmente por sua credibilidade, qualidade e segurança. Neste ano o sucesso internacional já havia se tornado realidade.

2021: Criação do Grupo CDM

Com atuação de ponta a ponta da cadeia produtiva, desde o fomento no campo, ao relacionamento com os pecuaristas, domino da cadeia logística, produção e relacionamento com o cliente, a Companhia criou o Grupo CDM. Composto pela Plena Alimentos, Agropecuária Grande Lago, Transquali Transportadora e Petsko e, o grupo foi planejado para unificar e padronizar as práticas de gestão das empresas que compõem a holding.

2021: Criação da Petsko

O grupo iniciou a operação de uma nova unidade de negócios no segmento Pet. Localizada em Paraíso de Tocantins (TO) a Petsko é indústria especializada em produção de snacks naturais para pets, visando atender as exigências do mercado nacional e internacional.

2022: Homologação exportação Canadá

A marca, já consolidada no Brasil e em mais de 50 países, adquire a habilitação para exportar para o Canadá.

2023: Expansão das Plantas de Porangatu (GO) e Contagem (MG)

Com o objetivo de consolidar a empresa no mercado interno e ampliar as exportações, a Plena está ampliando a planta de Porangatu (GO) com a construção da desossa e modernizando a área de armazenagem da planta de Contagem (MG), através da instalação de um transelevador para gestão automatizada de todo o estoque.

2015: Transquali

A transportadora Transquali passa a fazer parte da Companhia, sendo responsável pela logística e distribuição da Plena Alimentos, realizando transporte e transferência de boiadeiro insumos, armazenagem e gestão de estoques, expedição e distribuição de produtos acabados, além da gestão da operação de logística internacional.

2022: Exportação atingiu mais de 50 países

A marca se consolida no mercado internacional e atinge o marco de exportação para mais de 50 países.
Rolar para cima
×