como-preparar-a-fraldinha-chef-mais-para-assar-no-espeto

Pra quem vai preparar um belo churrasco, sem dúvidas uma opção incrível é apostar na fraldinha. Um corte mais leve de carne, e que propicia um churrasco saboroso, sobretudo se a carne for a Fraldinha Chef Mais, uma linha diferenciada da Plena Alimentos, o resultado será no mínimo, espetacular.

Chamada de “Vazio” na região sul do Brasil, a fraldinha é preparada para churrasco também no espeto, o que implica em alguns detalhes e cuidados para que atinja o seu ápice de sabor,

Considerada por muitos mestres do churrasco como um corte de maciez inigualável, apesar de termos que ficar atentos aos detalhes, não há muito segredo para preparar este prato.

Conheça a seguir, um pouco mais sobre este corte e aprenda uma receita de como preparar a fraldinha Chef Mais para assar no espeto.

Curiosidades sobre a fraldinha

Suculenta e macia, sobretudo devido às firas musculares mais longas e grossas, a fraldinha de localiza perto da costela do boi.

Muito usada no preparo de ensopados, picados, cozidos, ou mesmo em carne moída, carne recheada, e a popular carne desfiada, também chamada de carne louca, a fraldinha marca presença inclusive em receitas de caldos e sopa.

No entanto, o preparo que atrai bastante a preferência das pessoas é a fraldinha assada no espeto, em churrasco. Para tanto, o mais comum é cortá-la em tiras mais grossas, ou até mesmo cubinhos.

No geral, a fraldinha da linha Chef Mais da Plena alimentos pode pesar até 2,5 kg. O corte recebe alguns nomes diferenciados, de acordo com a região. Fora fraldinha e “vazio”, em algumas localidades esta carne também atende pelo nome de aba de filé.

Um detalhe que muita gente não sabe, é que as peças grandes e com maior capa de gordura tem a tendência terem mais sabor quando preparadas na grelha.

Para o preparo correto da fraldinha no churrasco, é importante acertar o posicionamento da carne no espeto. O ideal é não partir as fibras longas ao meio.

Modo de preparo da fraldinha Chef Mais no espeto

Veja a seguir, a receita de como preparar a fraldinha no espeto:

  1. Faça cortes pequenos e abertos em um bife grande/médio de fraldinha;
  2. Procure cortar principalmente na região onde o bife apresentar mais gordura, o que torna a carne mais macia e ajuda a pegar mais o tempero do sal;
  3. Após fazer os cortes, aplique sal grosso, dando preferência ao sal triturado;
  4. Passe dos dois lados. Como há os ocres no bife, o sal pega mais fácil;
  5. Agora pegue o espeto em canaleta e perceba se ela está virada para o lado e cima;
  6. Inicie o processo de colocar a fraldinha no espeto pela ponta, procurando “costura-la” de um lado a outro. A dica é pegar bem firme no bife, até que ele atinja a ponta do outro lado;
  7. Ajuste bem a carne no espeto, este é um dos segredos para que ela se torne mais suculenta;
  8. Coloque a fraldinha na parte inferior da grelha, 10 minutos de cada lado, para que ela seque;
  9. Suba a carne e coloque- a na parte superior da grelha para assar por aproximadamente 20 minutos.

Algumas pessoas colocam tomilho fresco no tempero, junto com o sal. Fica aqui a opção para quem busca uma carne com mais aroma. Nesse caso, diminua no sal.

Aliás, para não errar no sal, uma dica da Plena para você é : JAMAIS esfregue o sal. Polvilhe-o sobre a carne. E como já falamos acima, use o sal triturado, pois o sal grosso tradicional pode salgar demais o corte.

Para triturar o sal grosso, é só jogar no liquidificador e bater um pouco, certo?

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>